Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vírus em pen drive e outros dispositivos móvel, há como se defender deles quando o antivírus não é o suficiente?

Bem, para começar o blog, nada melhor do que um assunto que interessa a todos. Desconheço alguém que nunca tenha tido problemas com eles. Até lembro-me do que foi dito pelo narrador, em complemento à fala do personagem Drew  no episódio "Todo Mundo Odeia a Semana da Primavera" da série Todo Mundo Odeia o Chris, foi a seguinte:


- Não sei de onde vem, mas entra em lugares que não tem como tirar!


Quem assistiu, sabe que trata-se dos VÍRUS DE COMPUTADOR.


Não há nada mais incomodo e desesperador do que aquelas janelas que surgem na tela seguidas por um alerta sonoro


Isso quando o antivírus encontra o vírus, porque na maioria das vezes o estrago já foi feito, o computador simplesmente parou de funcionar, sem se quer ter sido encontrado um motivo aparente.

Sua origem atualmente é diversa, incluindo a internet (o meio mais comum, conhecido e divulgado pela imprensa), CD e DVD de jogos e programas, disquete (se alguém ainda usar) e mídias removíveis (MP's, celular, pen drive, HD externo)

Geralmente escanear os meios de transmissão (exceto a internet) utilizando um bom antivírus dá fim a esse problema, mas... e se não der?!

Hoje em dia existem ferramentas gratuitas para proteger o computador destas ameaças oriundas principalmente de pen drive, como por exemplo o programa Ninja Pendisk (747 Kb apenas), que após ser instalado no computador, executa automaticamente uma "substituição" do arquivo autorun.inf do pen drive por uma pasta de igual nome, toda vez que um dispositivo é inserido, evitando a reprodução de vírus que necessitam deste arquivo em destaque.

Mas este complemento mais o antivírus ainda não são o suficiente para anular completamente os riscos. Existe uma "ferramenta caseira" que dá maior segurança. A seguir em alguns passos fáceis ensinarei como deve ser usada.

* Primeiramente insira a mídia removível na porta USB;

* Em seguida vá em INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > ACESSÓRIOS > PROMPT DE COMANDO (isto no Windows XP, todos os outros Sistemas Operacionais da Microsoft o possuem instalado também), se você não alterou o caminho padrão do prompt, nele aparecerá uma tela parecida com esta abaixo:

*Agora verifique qual a letra da Unidade em que a mídia removível foi montada, e digite ela no prompt seguida de dois pontos, (por exemplo G:), fazendo isto, você estará dentro dele.

*Depois, digite dir/o/a para listar em ordem alfabética os arquivos e pastas do dispositivo, inclusive os que estão ocultos, os do sistema, etc.

*Lembrando o nome e extensão dos arquivos e pastas que foram armazenados no dispositivo, procure ver se há algum desconhecido, caso haja retire os atributos de oculto, de sistema, entre outros que impedem a exclusão dos vírus, para isto, digite attrib -h -r -s -a

*Finalmente chegou a hora de excluir os vírus, digite entre aspas duplas del nome_do_arquivo.extensão



* Pronto, agora repita o procedimento até acabar com todos os vírus no seu dispositivo!

Espero ter ajudado quem se preocupa com o seu computador e deseja mantê-lo à salvo dessas pragas virtuais. Como diz aquele velho ditado popular "MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR".

Deixe o seu comentário, pergunta, elogio, crítica, experiência sobre o post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...